O que é o Decrescimento

"O decrescimento é um slogan político (...) que visa acabar com o jargão do produtivismo (...). A palavra de ordem 'decrescimento' tem como principal meta enfatizar fortemente o abandono do obejtivo do crescimento ilimitado (...) com consequências desastrosas para o meio ambiente e portanto para a humanidade.

Para nós, o decrescimento não é o crescimento negativo (...). Sabe-se que a mera diminuição da velocidade de crescimento mergulha nossas sociedades na incerteza, aumenta as taxas de desemprego e acelera o abandono dos programas sociais, sanitários, educativos, culturais e ambientais que garantem o mínimo indispensável de qualidade de vida (...).

Assim como não existe nada pior que uma sociedade trabalhista sem trabalho, não há nada pior que uma sociedade de crescimento na qual não há crescimento. Essa regressão social e civilizacional é precisamente o que nos espreita se não mudarmos de trajetória. Por todas essas razões, o decrescimento só pode ser considerado numa "sociedade de decrescimento'', ou seja, no âmbito de um sistema baseado em outra lógica (...).

É uma proposta necessária para que volte a se abrir o espaço da inventividade e da criatividade do imaginário bloqueado pelo totalitarismo economicista, desenvolvimentista e progressista (...).

Sua meta é uma sociedade em que se viverá melhor trabalhando e consumindo menos (...)."
(Serge Latouche, Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno)

2 comentários:

  1. Eu também topo, indubitavelmente, mas nunca, NUNCA antes que a França, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, o primeiro mundo como um todo, e aqui na terrinha, todo o sul, sudeste e centro-oeste (jamais o nordeste, norte, estados como o Piauí ou Pará, e fora do Brasil, África, Índia e o terceiro mundo de um modo geral — nunca antes). Sem essa condição eu estou de fora: admito que não pesquisei sobre o tema ainda, mas, de antemão, essa estória toda soa como o já desgastado jargão pseudo-ecologista da ONU e dos países abastados (pesquise sobre isso você também); mais uma estratégia para manter a hierarquia nacionalista (e racista) da distribuição de riqueza no mundo... Um abraço da gente.

    ResponderExcluir
  2. Historicamente estamos no limiar de mudanças importantes, uma delas é o sistema econômico baseado no trabalho, no crescimento e no consumo. Existe a necessidade de se criar um modelo econômico equilibrado, com o compromisso de consumir produtos de estrema necessidade, que crie novas formas de trabalho e distribuição da renda. A sociedade terá que aprender a conviver com os limites impostos pela própria vida. O novo está por vir, o velho deve ser superado e o tempo é curto !

    ResponderExcluir