Oito Mudanças Necessárias

Segundo Serge Latouche, em seu Pequeno Tratado do Decrescimento Sereno, a revolução exigida para a construção de uma sociedade autônoma do decrescimento necessita de oito mudanças interdependentes e que se reforçam mutuamente. Esse autor sintetiza essas mudanças num "circulo virtuoso" de oito "erres", quais sejam:

REAVALIAR:  O altruismo deveria prevalecer sobre o egoísmo, a cooperação sobre a competição desenfreada, o prazer pelo lazer e o éthos do jogo sobre a obsessão do trabalho, a importância da vida social sobre o consumo ilimitado, o local sobre o global, a autonomia sobre a heteronomia, o gosto pela bela obra sobre a eficiência produtivista, o sensato sobre o racional, o relacional sobre o material, etc (...) Convêm passar de uma crença na dominação da natureza para a busca de uma inserção harmoniosa. Substituir a atitude do predador pela do jardineiro. "Preocupação com a verdade, senso de justiça, responsabilidade, respeito da democracia, elogio da diferença, dever de solidariedade, vida espiritual: eis os valores que devemos reconquistar a qualquer preço, pois são a base de nosso florescimento e nossa salvaguarda para o futuro" (Cornelius Castoriadis).    

RECONCEITUAR:  A mudança de valores acarreta outro olhar sobre o mundo e, portanto, outra maneira de apreender a realidade. Re-conceituar impõe-se, por exemplo, para os conceitos de riqueza/pobreza, mas também para o par escassez/abundância. Como bem mostraram Ivan Illich e Jean-Pierre Dupuy, a economia transforma a abundância natural em escassez pela criação artificial da falta da necessidade mediante a apropriação da natureza e sua mercantilização.

REESTRUTURAR: Significa adaptar o aparelho produtivo e as relações sociais em função da mudança de valores. O que está em questão aqui é a orientação para uma sociedade de decrescimento. Isso coloca a questão concreta da saída do capitalismo e da transformação de um aparelho produtivo que tem de se adaptar à mudança de paradigma. Por exemplo, a conversão das fábricas de automóveis em fábricas para fazer aparelhos de recuperação de energia por cogeração.

REDISTRIBUIR: Compreende a distribuição das riquezas e o acesso ao patrimômio natural, tanto entre o Norte e o Sul, como dentro de cada sociedade, entre as classes, as gerações e os indivíduos.

RELOCALIZAR: Significa produzir localmente, no que for essencial, os produtos destinados à satisfação das necessidades da população, em empresas locais financiadas pela poupança coletada localmente. A relocalização não deve ser apenas econômica. A política, a cultura, o sentido da vida é que devem recuperar sua ancoragem territorial.  Isso implica que toda decisão econômica, política e cultural que possa ser tomada em escala local deve ser tomada localmente.

REDUZIR: Significa, em primeiro lugar, diminuir o impacto sobre a biosfera de nossos modos de produzir e de consumir. Trata-se inicialmente, de limitar o consumo excessivo e o incrível desperdício de nossos hábitos. Outras reduções são desejáveis, desde os riscos sanitários, do turismo em massa até a dos horários de trabalho.

REUTILIZAR/RECICLAR: Significa aumentar ao máximo o tempo de uso dos materiais, bens, compostos e equipametos, combatendo a absolescência programada, e reciclar os resíduos não reutilizáveis diretamente.

No centro do circulo virtuoso da revolução  cultural dos oito "erres" está um "'erre" que pode ser encontrado em cada um deles: resistir.  



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário