Decrescimento como movimento de transição

Por Fernanda Cornils*




O lançamento da Rede Brasileira pelo Decrescimento Sustentável – RBDS- ocorreu dia 18 de Junho de 2012, em evento paralelo a Rio+20 no Centro Brasileiro de Pesquisa Física, campus da praia vermelha da UFRJ. Com a coordenação de Mildred Gustack Delambre do projeto Nova Oikos.

“Criamos a rede com objetivo de aprofundar a discussão sobre o tema na América Latina e no Brasil”, disse João Luiz Homem de Carvalho, professor da UnB e coordenador da RBDS. O professor também frisou a necessidade de contato humano e não só na web.

 A construção de um movimento de transição para um novo modelo de sociedade permeou todo o debate. Partindo de pequenas atitudes individuais voluntaristas, como trocar o carro pela bicicleta, até de grandes projetos como as ecovilas, a teoria, exemplos e metodologias de aplicação do decrescimento foram apresentados.


O encontro contou com a presença de colaboradores, estudantes, militantes e acadêmicos de vários Países, entre eles:

Marta Conde  UAB (Barcelona) e da Associaçao Degrowth&Research e Federico Demaria da Universidade Livre de Barcelona, que  trataram da definição de decrescimento, de como surgiu o conceito, suas possibilidades e o “crescimento do decrescimento” em países da Europa.
John Croft, australiano da Gaia Fondation e Dragon Dreaming, falou sobre sua metodologia de como tornar sonhos em projetos de sucesso em quatro etapas: sonhar, planejar, fazer e celebrar.
Enriqueta Ortega da FEA UNICAMP trouxe, além de ampla sugestão de bibliografia, gráficos e explicações sobre políticas de transição, declínio e homeostase.
Rafael Rede do coletivo Coolméia contribuiu com opções e possibilidades individuais da transição para o decrescimento, bem como metodologias para a “polinização cruzada” de ideias entre redes virtuais.

Saiba mais:
www.degrow.org
grupo de discurssão sobre decrescimento: decrescimento@yahoogrupos.com.br
Rede Brasileira pelo Decrescimento Sustentável-RBDS: decrescimentobrasil.blogspot.com
Informações sobre o próximo evento: www.venezia2012.it
Sugestão de bibliografia e apresentação de definições e políticas de transição: www.unicamp.br/FEA/Ortega

*Fernanda Cornils é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE, aluna especial do doutorado CDS-UnB e jornalista.

Fonte: http://www.cristovam.org.br/rio20/?p=554

Nenhum comentário:

Postar um comentário