Relato da Jornada Cupula dos Povos, RIO+20 e Conferência da ISEE


por Mildred Gustack Delambre




A jornada da Rio+20 se iniciou já na sexta-feira, 15 de junho. Com o suporte do Grupo de Discussão e a Rede Brasileira pelo Decrescimento, organizamos uma sessão na Cúpula dos Povos, tenda 29, das 16h30 às 18h. Cheguei cedo no inicio da tarde, e até localizar a dita tenda, consegui encontrar alguns colegas da UFRJ, do MUDA (http://www.poli.ufrj.br/ambiental/muda.html) e do CPA da Univali (https://sites.google.com/site/cpasustentavel/curriculos).
O universo conspirando desde as primeiras horas, fez o colega Prof. João Luiz Homem, da UnB, com quem até então eu só havia trabalhado virtualmente, me parar no meio daquela multidão no Aterro do Flamengo para perguntar onde era a nossa tenda! Chegamos ao local, penduramos as faixas, arrumamos algumas mesas com o material de divulgação e o folder (finalizado pelo Alan Boccato e o João, para a RBDS) e em seguida as pessoas começaram a se interessar:
“Decrescimento!? O que é isso!? Pode?! Como funciona? Como que faz? E no Brasil isso existe? Onde que eu me informo? Quem são vocês? Por que vocês estão se mobilizando? É decrescimento populacional? Econômico? Mas não é bom crescer?”
A mestranda da UFF, Teresa Meira, que desenvolve uma pesquisa sobre o Decrescimento no Brasil e em Portugal, nos deu suporte local e passou a integrar a Rede naquela tarde. Também compareceram Rafael Reinehr, da Coolmeia (http://coolmeia.org/), atuante também no Grupo do Dcrescimento e Noé Andrade, que nos informou sobre o projeto Véspera de Nada (http://vesperadenada.org/).
Demos uma entrevista aos jornalistas Alessandro Muniz e Isadora Morena, da Agência Jovem de Notícias Internacional na Cúpula dos Povos. As matérias estão disponíveis em: http://www.agenciajovem.org/wp/?p=8393 e em: http://www.riomasvos.org/decrescimiento-un-desafio-para-el-crecimiento-economico/?lang=pt
No fim desse dia, celebramos os encontros e o sucesso de nossa rápida intervenção oficial na Cúpula dos Povos!

No sábado, 16/06, A divulgação continuou sendo feita na Cúpula dos Povos, no Gaia Home (www.gaiabrasil.net/) e mais tarde na abertura da Conferência da Ecological Economics (http://www.isee2012.org/).
Na conferência da EcoEco encontrei o Prof. Cristovam Buarque que tem contribuído para trazer o debate do Decrescimento na esfera politica, por exemplo, com as audiências publicas organizadas no Senado Federal: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2011/09/05/padrao-de-consumo-no-planeta-e-insustentavel-afirmam-pesquisadores
http://www.cristovam.org.br/rio20/?p=37 em 05.09.2011 - “Decrescimento: Por que e Como Construir?” ou também: http://www.cristovam.org.br/rio20/?p=82
O discurso que fez para a abertura da conferencia chamava para a reflexão sobre outras formas de ver e conceber a economia. Na mesa, também estava presente Clóvis Cavalcanti ( http://www.cloviscavalcanti.blogspot.com.br/ ), que me foi apresentado pelo professor e que fez um discurso importante sobre afeto e economia.
Pude conhecer a querida Fernanda Cornils, que é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE, aluna especial do doutorado CDS-UnB e jornalista. Ela também anunciou no blog do Senador Cristovam Buarque sobre nossas intervenções na Cupula dos Povos e na UFRJ: http://www.cristovam.org.br/rio20/?p=554 e também http://www.cristovam.org.br/rio20/?p=399. Ainda no seu Blog, achei outras reportagens tratando do Decrescimento: http://www.cristovam.org.br/rio20/?p=233

Segunda, 18/06, pela manhã presidi a mesa da sessão onde apresentei sobre o Decrescimento e Permacultura, pela Nova Oikos. À tarde foi nosso encontro (Nova Oikos, Rede Brasileira pelo Decrescimento, Grupo de Discussão sobre o Decrescimento, Research & Degrowth), que girou em torno das possibilidades de ações, em como se organizar, como se estruturar e sobre como é importante a articulação. Cerca de 60 pessoas participaram e revesaram as cadeiras do auditório da CBPF. O fim do evento estava programado para as 18h mas não encerramos antes das 19h. Ficamos muito contentes com o resultado e a participação de todos. Como relatou nosso amigo Rafael Reinehr:
O evento foi espetacular, a participação do público e suas numerosas e interessadas perguntas mais fabulosa ainda, demonstrando a atualidade e o grau de interesse que há no assunto.”
Vou trabalhar as apresentações uma a uma para publicar aos poucos por aqui. No blog da Rede Brasileira pelo Decrescimento (decrescimentobrasil.blogspot.com.br) também estamos postando muitas novidades! Aqui, alguns relatos do evento: http://www.riomasvos.org/portugues-seminario-sobre-decrescimento-traz-nomes-internacionais-e-lanca-rede-brasileira/?lang=pt
e também no Blog+20 do senador Cristovam Buarque: http://www.cristovam.org.br/rio20/?p=554

Estávamos também na Mobilização Geral, Quarta-feira, 20/06!

Mas dessa tarde de intensa açao, vou falar quando tiver as fotos que os colegas tiraram para poder mostrar por aqui pois o relato virà em forma de ensaio filosófico…

A programação para os próximos passos da Nova Oikos incluem:
  1. Próxima Semana: Finalização da legenda dos vídeos 1 e 2 da Série “Compreendendo o Decrescimento”: uma série de 10 vídeos de Vincent Moreau, para o coletivo francês “Décroissance 2012”, com o Vincent Liegey do Partido pelo Decrescimento (“Parti Pour La Décroissance”). Estamos contando com o gentil suporte de Maiara Líbano, pós-graduanda em Comunicação na PUC-RJ para inserir as legendas!
  2. Julho: Organização das intervenções e apresentações programadas para a 3a Conferência Internacional sobre o Decrescimento na Itália.
  3. Julho: Inicio do Design em Permacultura da Estação Ecológica Nova Oikos, em Camboriú!
  4. De 15 de agosto à 15 de novembro: Trabalhos na Europa – voluntariado internacional, conferências, encontros e cursos!
Enquanto isso, também continuamos nosso trabalho com a Rede Brasileira pelo Decrescimento! Foram muitas ideias, muitas açoes visualizadas e desejadas durante essa semana no Rio e que faremos acontecer! Se você quer ajudar, nos escreva para descobrirmos como!
nova.oikos@gmail.com

Gratidão por essa semana inspiradora na RIO+20! Em união, em paz e com fé no universo: Vamos, que vamos!

Fonte: http://novaoikos.wordpress.com/2012/06/25/relato-da-jornada-cupula-dos-povos-rio20-e-conferencia-da-isee/

Nenhum comentário:

Postar um comentário