Proposta de Carta de Intenções da RBDS

Colegas, amigos e amigas,
 
Este primeiro semestre de 2012 foi marcado por uma intensa atividade de grupos e pessoas sensíveis aos temas que englobam a idéia do Decrescimento. No Brasil, um dos resultados dessa agitação foi a proposta de articular mais organicamente as pessoas e os coletivos através da estruturação de uma Rede nacional. Assim, um grupo inicial de pessoas se reuniu para propor a criação da Rede Brasileira pelo Decrescimento Sustentável – RBDS.

Com a função de ser uma base referencial para convergência de todas e de todos que desejem se conectar nesta rede apresentamos (segue abaixo) uma proposta de Carta de Intenções da RBDS.

Por ser a Carta de Intenções o documento referencial da RBDS, convidamos as pessoas interessadas em contribuir na construção da rede a colaborem para a elaboração da proposta final da Carta de Intenções.

CONTRIBUA COM A CARTA DE INTENÇÕES
Você está convidado a contribuir com opiniões, criticas e sugestões:
As orientações são:
  • baixe a proposta de Carta de intenções;
  • destaque suas sugestões/alterações/
inclusões;

  • concisão: tente ser breve;
  • para cada critica, uma sugestão de como fazer diferente;
  • envio até dia 15 de agosto, tanto através da lista de discussão (no mesmo título do e-mail) quanto pelo nosso e-mail: decrescimentobrasil@gmail.com


  • FAÇA PARTE DA RBDS
    Ao mesmo tempo que os convidamos para a elaboração dessa Carta de Intenções, convidamos todos à integrarem a Rede. Pessoas interessadas em fazer parte dessa iniciativa serão muito bem-vindas!
    Para se integrar a rede, basta se manifestar através do e-mail: decrescimentobrasil@gmail.com e preenchendo o FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE INTEGRANTE DA RBDS (clique aqui)


    PROPOSTA DE CARTA DE INTENÇÕES
    As pessoas, organizações, instituições, coletivos, movimentos e redes que compõem a Rede Brasileira pelo Decrescimento Sustentável - RBDS compartilham o entendimento de que a sociedade humana deve ser inspirada por princípios e práticas de solidariedade e cooperação, de distribuição equitativa dos recursos naturais e econômicos, da democracia direta e participativa de busca permanente do equilíbrio entre autonomia e heteronomia de maneira ecológica e sociável e de uma educação libertária para todos e todas.

    O Decrescimento Sustentável é uma matriz de alternativas, orientadas por princípios e práticas como os acima enumerados, que buscam construir uma sociedade humana cujo objetivo é o bem viver de todas e de todos, com foco nas relações humanas equitativas e solidárias e em equilíbrio com o meio biofísico do qual a humanidade é parte. Sob o escopo do decrescimento estão iniciativas que se dispõem, explicitamente, a contribuir na superação da sociedade do crescimento econômico ilimitado, cuja principal base de sustentação é o consumismo.

    A RBDS apresenta esta Carta de Intenções, com a função de ser a base referencial para convergência de todas e de todos que desejem se conectar nesta rede. Esta carta poderá ser modificada diante do desejo expresso por integrantes da RBDS, à ocasião dos Encontros Nacionais da RBDS.

    As intenções da RBDS são:

    • Desenvolver um programa de práticas e de comunicação voltadas à transição para tal proposta de sociedade;
    • Contribuir para o entendimento e a tradução prática da definição e do significado do Decrescimento Sustentável, assim como sua disseminação;
    • Ser um espaço de articulação e de convergência das iniciativas que trabalham a transição proposta;
    • Implementar e sistematizar práticas concretas de transição;
    • Identificar, se articular, se inspirar, aprender, compartilhar e cooperar com pessoas, organizações, instituições, coletivos, movimentos e redes que compartilhem das mesmas ambições da RBDS;
    • Participar dos espaços de construção coletiva de propostas para uma sociedade que atenda os princípios expostos acima;
    • Promover formações, debates e encontros na temática do Decrescimento Sustentável;
    • Gerar, analisar, qualificar e compartilhar informações estratégicas para viabilização de ações favoráveis à construção desta proposta de sociedade;
    • Contribuir e se integrar à articulação internacional do Decrescimento Sustentável;


       


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário