Primeira dissertação de mestrado sobre o decrescimento é defendida no Brasil


 Por Alan Boccato-Franco

A pesquisadora Ana Flavia Bádue defendeu sua dissertação de mestrado que trata especificamente do decrescimento.  A pesquisa entitulada "A nebulosa do decrescimento: um estudo sobre as contradições das novas formas de fazer política" desenvolvida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) é a primeira dissertação de mestrado elaborada no Brasil especificamente sobre o tema do decrescimento. Outras pesquisas em universidades brasileiras estão sendo desenvolvidas e em breve estarão disponíveis ao público.

Nesta dissertação Bádue trata como tema central a mobilização politicoecológica do decrescimento na França. Para analisar esta mobilização que tem forma de nebulosa a pesquisadora toma como ponto de partida a nouvelle gauche, nascida em meados dos anos 1950 na França. Assim, faz uma discussão das continuidades e descontinuidades instauradas pelo decrescimento com relação aos movimentos precedentes, através da descrição etnográfica das relações estabelecidas pelos militantes franceses. Além disso, Bádue problematiza as formas de fazer política desenvolvidas pelo decrescimento, na medida em que são aproximadas das novas formas do capitalismo. Ela discute, portanto, as contradições de um movimento que tenta colocar o crescimento econômico em xeque.



Presença cada vez maior nos espaços acadêmicos
A presença do decrescimento no ambiente acadêmico tem crescido nos últimos anos. Já noticiamos no post Edições Acadêmicas Especiais do Decrescimento a existência de, pelo menos, seis publicações de revistas acadêmicas internacionais que dedicaram números ou seções especiais à temática do decrescimento. Existem hoje mais de 60 artigos acadêmicos publicados em lingua inglesa sobre o decrescimento.

No campo acadêmico brasileiro o decrescimento ainda é pontual, mas vem ganhando cada vez mais espaço. Além da recente dissertação de mestrado de Bádue e de outras pesquisas que estão sendo desenvolvidas, foi criada recentemente a disciplina "Decrescimento: Consumir menos para que todos vivam melhor" proposta pelo professor Professor João Luiz Homem de Carvalho e que será oferecida pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) aos alunos de graduação e de pós-graduação do Universidade de Brasília (UnB). 

Destaca-se também o Curso de Extensão Transdisciplinar: Introdução à Cultura do Decrescimento que foi oferecido pelo Laboratório Transdisciplinar de Estudos da Complexidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Além disso, um dos principais autores do decrescimento, o economista e filósofo francês Serge Latouche, participou de debates na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e na Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS) em novembro de 2011.

Se você conhece mais pesquisas ou iniciativas sobre o decrescimento desenvolvidas no campo acadêmico brasileiro nos informe: decrescimentobrasil@gmail.com.

Este post contou com a colaboração de Claudia Visoni

postado em: 16/04/2013

2 comentários:

  1. Pessoas, super interessante essa publicação. Estou querendo compartilhar no face, mas parece que tem algo errado com o link. Vejam lá e agradeço o retorno. abç Bel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fizemos um teste e funcionou perfeitamente. Utilize o atalho para "compartilhe isto nas suas redes sociais" no canto superior direito do post. Clique no ícone do facebook. Vc deve estar online no facebook. Se o problema persistir nos informe. Obrigado

      Excluir